segunda-feira, 9 de julho de 2012

Onça é encontrada vivendo como animal doméstico


Barrinha/SP

09 de julho de 2012 às 11:40

Uma onça suçuarana foi encontrada na tarde desta sexta-feira (6) vivendo como animal doméstico no porão de um rancho às margens do Rio Mogi em Barrinha (SP). O comerciante suspeito de manter o animal silvestre em cativeiro foi detido e multado em R$ 5 mil.

A onça, que recebeu o nome de She-Ra, personagem dos desenhos animados, foi apreendida pela Polícia Ambiental por meio de uma denúncia anônima. Segundo o policial Wagner Henrique Ferreira, o animal estava bem alimentado e não apresentava sinais de maus-tratos. “Aparentemente, ela está bem, mas trata-se de um animal silvestre ameaçado de extinção”, diz.
O comerciante Joaquim Geraldo de Oliveira, apontado como o tutor de She-Ra, alegou que ganhou a onça de um desconhecido. “Eu peguei ela pequenininha de um homem que passou por aqui e me deu. Ela estava dentro de um saco e muito magrinha. O homem me disse que não tinha condições de criar. Eu peguei e criei”, afirma. Oliveira disse que mantinha o animal no rancho há pelo menos quatro meses.
Em sua defesa, o comerciante afirmou que sabia que se tratava de um animal silvestre e que tentou encontrar uma forma de poder ficar com ele legalmente. “Eu fui atrás para ver se conseguia fazer alguma coisa e vi que não tinha jeito. Eu devia ter chamado o Ibama”, conta.
Oliveira foi levado para a delegacia, onde prestou depoimento. Ele responderá por crime ambiental.
Recuperação
De acordo com a polícia, She-Ra passará agora por um processo de recuperação e será acompanhada por um biólogo, que determinará em qual fase ela poderá ou não voltar a viver na natureza. “O animal já está dócil e, se o soltarmos na mata, provavelmente ele não sobreviverá. Então, ele passará por uma readaptação”, afirma Ferreira.
Fonte: 180Graus e AndaNews

Um comentário:

  1. Barrinha fica a 40km aqui de Ribeirão Preto. Não sou obviamente a favo de tráfico de animais, mas em certos casos penso que o Ibama poderia afrouxar um pouco. O bicho ta bem alimentado, saudável e ja nao tem mais como voltar a natureza. Provavelmente será colocado numa jaula num zoologico qualquer (e se for no daqui de Ribeirao, ele ta f...). Sei la, eu deixaria onde está, aplicaria uma bela multa e pronto.

    ResponderExcluir