segunda-feira, 9 de julho de 2012

Brasileiros dividem cada vez mais o lar com gatos de estimação



FELINOS06/07/2012 | 18h57
O jeito independente e carismático dos felinos tem cativado cada vez mais a população brasileira, que hoje divide espaço com 19,8 milhões de gatos


Brasileiros dividem cada vez mais o lar com gatos de estimação Jandyr Nascimento/Agencia RBS

Brasil possui quase um gato para cada 10 pessoasFoto: Jandyr Nascimento / Agencia RBS
Esticado aos seus pés ou brincando com os objetos da casa. Um "miau" de fome ou para ganhar a atenção. Soneca no sofá ou atento ao que o cerca. Se você divide – ou já dividiu – o seu lar com um gato, deve ter lembrado do felino em pelo menos uma destas situações. Independentes e carismáticos, eles têm conquistado cada vez mais o carinho dos brasileiros, sejam sozinhos ou até ao lado dos cachorros. 


>>> Clique aqui e confira cliques de leitores do Santa com seus gatos de estimação <<<
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) confirmam que a população de gatos vem crescendo ao longo dos anos. Em 2007, eram 15 milhões de gatos e 31 milhões de cães e a projeção para 2012 aponta 21,4 milhões de gatos e 37,1 milhões de cães no Brasil. Hoje, são 19,8 milhões de gatos ao longo do território nacional. O número representa quase um gato para cada 10 pessoas.

O presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França, explica que a verticalização dos grandes centros e a mudança no estilo de vida das pessoas fez com que elas optassem por um animal de estimação mais independente e de fácil adaptação a ambientes menores. Thiago Neves Batista, médico veterinário e professor da Furb, compartilha da mesma opinião. Além de se adaptar facilmente a lugares menores, Batista destaca outras características que levaram ao aumento da preferência de gatos:

– O gato é independente, menos barulhento e mais higiênico. Digamos que ele consegue resolver seus próprios problemas e mantém o instinto de caçador. Mas, ao mesmo tempo, é muito sociável e busca carinho e momentos de interação com o dono.

O jeito brincalhão ou reservado de ser também chama a atenção dos donos dos felinos. O médico veterinário explica que a personalidade dos animais de estimação pode estar relacionada ao ambiente em que vivem e a características do dono. Se há crianças no lar, os gatos tendem a brincar mais. Já quando os donos são idosos, os gatos exercem características próprias mais individuais. Para Batista, alguns dos ensinamentos do gato ao ser humano são a paciência e a serenidade comuns nos felinos.

Convívio facilitado
O assunto também foi pauta em reunião recente da Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu). Bárbara Lebrecht, da diretoria da Aprablu, afirma que notou que as pessoas têm preferido gatos pela facilidade de manutenção e fácil adaptação aos lugares. A associação doa uma média de 30 gatos por mês. O cachorro ainda é o campeão das doações, mas em anos anteriores as proporções eram bem distantes entre os dois animais. 

– O gato já foi muito marginalizado. Hoje, a preferência pelo animal de estimação aumenta cada vez mais. Ele é mais limpo, calmo e dorme bastante. Além disso, o gato tem uma personalidade forte e é mais independente – reforça Bábara.

Leia a matéria completa na Revista Viver! no Santa deste fim de semana.
JORNAL DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário